Melhor Blogue Fotografia de Viagens 2014,2015,2016,2018 (BTL Blogger Travel Awards) // Melhor Blogue de Viagens Open World 2017 (momondo)

Zanzibar: mais do que um postal turístico

Quando se pensa em Zanzibar pensa-se em praias exóticas de sonho, com um mar azul-turquesa daqueles de capa de catálogo de agência de viagens. Mas Zanzibar não é só isso. Essas praias existem sim, e eu fui a algumas, sobretudo na costa oriental da ilha, mas do lado ocidental, acima da capital, Stone Town, existem ainda algumas praias que não foram descobertas pelos turistas.

Uma delas é perto de Chuini, uma vila perto de Bububu e Kizimbani (só os nomes cómicos valem uma visita), junto às florestas de mangais, que outrora rodeavam grande parte da ilha e que têm vindo a ser cortadas para dar lugar a todo o tipo de ocupação.

Foi neste reduto de paz que vivi os tempos mais sossegados em Zanzibar. Os dias eram passados a caminhar pelo areal sem um único turista, a conversar com as pessoas da aldeia vizinha e a observar, surpreendido, ao ritual diário dos banhos das vacas no mar ao final da tarde.

Fica então a dica: se forem a Zanzibar não se apressem a correr para as praias paradisíacas; guardem uns dias para conhecer uma zona mais autêntica da ilha e perceber como vivem estas pessoas fora dos locais já ocupados pelos resorts, guesthouses e pizzarias. Vale bem a pena.



Deixe um comentário