Vencedor do 1º Prémio dos Open World Awards 2017 da momondo // Vencedor do prémio Blogue de Fotografia de Viagens 2014, 2015 e 2016 da BTL Blogger Travel Awards

Felicidade numa canoa

Felicidade numa canoa. Assim se resume aquela manhã de Março, na ilha de Munroe, um pedaço de céu.

Acordámos ainda de noite, na casa da família Vimalan, à beira-rio. O nosso anfitrião, Vijeesh, é também o nosso guia, fotógrafo e condutor de canoa. De uma boa disposição e descontração difícil de encaixar no nosso modelo de sociedade, Vijeesh foi um companheiro, um amigo naqueles dias.

De origens humildes, trabalhou duro e agora faz passeios de canoa com turistas, os poucos que visitam esta ilha quase deserta. Fá-lo ao nascer do sol, quando a luz tem mil e um tons e os sons da selva estão ao rubro. Naquela manhã uma festividade religiosa fazia ecoar os seus cânticos pela floresta, dando à experiência uma sonoridade mágica.

Os passeios de Vijeesh são perfeitos: em privado, sem outros turistas, apenas com um remo e silêncio absoluto, por canais escondidos de todos. Perguntamos-lhe se trocaria aquela vida por outra. Diz que não. Como eu o compreendo. Talvez inveje até. As dificuldades podem ser muitas, mas a simplicidade da vida que levam dá a estas pessoas uma humildade cativante.

Desta vez, melhor que uma imagem é uma sequência delas, num vídeo que preparei daquela manhã. Aqui está ele.

Kerala from Gabriel Soeiro Mendes on Vimeo.



Comentários (4)

  1. Anónimo

    Fantástico… a imagem com o som da natureza é sublime… para quem vê o video só falta os cheiros. Top!

    Paulo Garcez

    Responder
  2. Lurdes Arega

    Pois hoje vi este vídeo lindíssimo!
    É o primeiro que vejo, tens muito jeito para a realização!
    Aquele momento em que o comboio passa e está refletido na água é sublime, aliás todo o vídeo é!
    Obrigada
    Beijinhos

    Responder