Melhor Blogue Open World 2017 (momondo) // Melhor Blogue de Fotografia de Viagens 2014, 2015 e 2016 (BTL Blogger Travel Awards)

Nos canais de Alappuzha

Os canais de Alappuzha, ou Allepey, são a atracção mais visitada no estado de Kerala, na Índia. Esta rede de lagos e canais extende-se por centenas de quilómetros, ao largo do mar Arábico. O maior dos lagos é o Vembanad e é lá que existe a maior concentração de barcos-casa, feitos de bambu, o motivo pelo qual tantas pessoas visitam Kerala. Passar 24 horas num barco-casa é daquela actividades que tanta gente discute se vale a pena ou não.

É praticamente impensável ir a Kerala e não andar nestes barcos. É como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. E é por isso que as agências da região cobram bastante pela experiência – sabem que os turistas não vão resistir. Numa viagem a Kerala esta vai ser a experiência mais cara, seguramente. Vale a pena? Sim e não.

Sim: navegar pelos canais do lago durante o dia e dormir uma noite num destes barcos-casa é uma experiência única, disso não haja dúvida. Para além das paisagens arrebatadoras, não é todos os dias que temos um cozinheiro privado num barco, a servir-nos comida local feita na hora enquanto estamos refastelados num sofá a ver as vistas.

Não: andar nestes barcos-casa tem um preço, normalmente acima de 100€, o que na Índia é o suficiente para viver uma semana como um rei. Outra desvantagem é que seguimos o circuito turístico pelos canais maiores, por vezes rodeados por dezenas de outros barcos. É certo que podemos ver como é a vida nestas aldeias à beira-lago, mas não nos aproximamos dela.

A melhor solução: fazer na mesma o passeio de barco pelos canais, mas num barco mais pequeno. Navegar pelos canais mais estreitos permite-nos experienciar de uma forma mais próxima como é a vida nestas aldeias junto ao lago. Normalmente fazem-se algumas paragens nos lugarejos inclusive e aí as possibilidade fotográficas são infinitas.

DSCF9063 DSCF9384 DSCF9112-Edit DSCF9433-Edit DSCF9455-Edit DSCF9365 DSCF8805 DSCF9563 DSCF9404 DSCF9351 DSCF9335 DSCF9095



Comentários (2)

  1. Pedro Miranda

    Sim é turistico e sim é caro (para a realidade Indiana) mas continua a ser dos sitios e experiências mais incríveis da minha vida. A cultura deste povo da água e a paisagem são de uma beleza arrebatadora. É um paraíso na terra que merece ser conhecido. As fotos estão incríveis, Gabs!

    Responder