Vencedor do 1º Prémio dos Open World Awards 2017 da momondo // Vencedor do prémio Blogue de Fotografia de Viagens 2014, 2015 e 2016 da BTL Blogger Travel Awards

Islândia: a Terra do Gelo

Islândia, Ísland, Iceland. Como o nome indica, este é o país do gelo. Com os maiores glaciares da Europa, incluindo o maior deles todos, o Vatnajökull (o glaciar dos lagos, com uma altura impressionante de 400 metros a 1000 metros) a Islândia é o país dos glaciares.

Compreender a sua real dimensão só mesmo sobrevoando o centro da ilha. Ao turista de verão, como foi o meu caso, só é possível vislumbrar alguns mantos de gelo que serpenteiam os vales e terminam em pequenos lagos de icebergs. O mais conhecido, cenário de vários filmes de Hollywood, é o lago glaciar de Jökulsárlón. De fácil acesso, junto à ring road, é uma paragem obrigatória para os visitantes da Islândia. É neste lago que existem dezenas de focas, que vão à procura de alimento, vagueando entre os icebergs. Uma visão digna de um programa da BBC Vida Selvagem, um sonho tornado realidade aos amantes da vida animal. Para quem prefere ainda mais isolamento, a escassos quilómetros dali, o Fjallsárlón é um lago glaciar mais modesto, menos imponente, mas mais tranquilo, sem as excursões e passeios de barco do Jökulsárlón.

A Islândia chega à primavera já com quase toda a neve e gelo derretidos. Mesmo assim consegui perceber o porquê do nome “terra do gelo” e trouxe para casa estas fotografias da galeria acima. No inverno o poder do gelo atinge o seu auge, neste país abençoado pela natureza, a que se soma a maravilhosa aurora boreal que sempre quis ver. Não foi desta. Quem sabe um dia possa ver esse lado da Islândia.