Melhor Blogue Fotografia de Viagens 2014,2015,2016,2018 (BTL Blogger Travel Awards) // Melhor Blogue de Viagens Open World 2017 (momondo)

À procura do Colobus

O Colobus vermelho é um dos poucos animais endémicos que restam em Zanzibar. Em tempos, a ilha tinha uma fauna assinalável, que incluía até jaguares. Hoje, com a desflorestação para fins agrícolas, pouco resta da riqueza de outrora. No entanto, o macaco Colobus vermelho ainda aqui vive, nas poucas bolsas de floresta intacta que ainda restam.

Isto era o que tinha lido antes de voar para Zanzibar. Na verdade, o Colobus têm-se expandido para áreas costeiras de mangais e até para os limites das aldeias e vilas da ilha. Os guias dizem que o local de eleição para ver o Colobus é a floresta protegida de Jozani, por isso decidimos passar por lá. Tivemos azar com o guia, era “caloiro” e pouco falava inglês, o que tornou a experiência pouco interessante no que se refere a aprender mais sobre estes simpáticos macacos. Apesar disso, lá os encontrámos, quase domesticados de lidarem tanto com humanos, ignorando-nos completamente. Pudemos aproximar-nos tanto deles que custa a crer que as fotografias tenham sido tiradas no seu habitat natural e não num jardim zoológico.

Pagámos pela entrada na floresta e pelo “serviço” do guia mas, na semana seguinte, já na vila de Jambiani, apercebemo-nos que mesmo à porta do nosso quarto um grupo de vários Colobus alimentava-se ruidosamente. Em cima das nossas cabeças! Estavam ali. Não era preciso ir até à floresta de Jozani, nem pagar para os ver, nem guias para os encontrar. Com um pouco de sorte, e se tiverem vários dias em Zanzibar, poderão vê-los gratuitamente numa árvore de frutos. Estejam atentos!



Comentários (1)