Melhor Blogue Open World 2017 (momondo) // Melhor Blogue de Fotografia de Viagens 2014, 2015 e 2016 (BTL Blogger Travel Awards)

A cidade dos marajás

Udaipur é a cidade dos lagos, considerada uma das mais belas e românticas da Índia. A antiga capital do reino de Mewar ainda hoje tem um Marajá, uma estrela na cidade, várias vezes protagonista de documentários e reportagens, sobretudo pela sua extraordinária colecção de carros antigos. Relativamente pequena para os padrões indianos (600 mil pessoas), Udaipur foi a mais verde e fresca das cidades do Rajistão, muito por influência dos montes Aravali e dos diversos lagos, entre eles o Pichola, com o seu famoso palácio-ilha, onde foram gravadas cenas do 007 – Octopussy.

O centro histórico tem centenas de pequenos templos, altares e simbolismos religiosos. Foi a cidade onde mais senti a religiosidade do país, aqui com clara predominância hindu. O principal templo é o Jagdish, um sítio peculiar, uma mescla de igreja, feira popular, arraial de aldeia e discoteca. Assistir a uma “missa” em tal local foi uma das mais fascinantes experiências na cidade. Passei tanto tempo em redor do templo que passados três dias já conhecia donos de lojas, crianças de rua, motoristas de moto-táxis, e afins. A simpatia daquela gente era incrível, e essa foi a maior recordação que trouxe de Udaipur.