Vencedor do 1º Prémio dos Open World Awards 2017 da momondo // Vencedor do prémio Blogue de Fotografia de Viagens 2014, 2015 e 2016 da BTL Blogger Travel Awards

Ganhei o Momondo Bloggers’ Open World Awards 2017!


É com uma grande alegria que partilho que o Uma Foto, Uma História foi o vencedor do prémio principal dos Bloggers’ Open World Awards da momondo.

Nem sei como passar para palavras a minha felicidade ao ver o meu trabalho reconhecido desta forma. Obrigado à momondo por apostar no Uma Foto Uma História e um abraço aos meus colegas bloguers de viagens que estiveram na cerimónia, que fazem um trabalho de muito mérito e que me inspiram a fazer sempre mais e melhor.

Esta foi a primeira edição deste prémio que, como diz a página da momondo, visa premiar os “blogs que abrem o mundo”.

Venci a principal categoria, a Open World, cujos critérios de avaliação passavam pelas 5 formas de viajar de acordo com a momondo:

  • com a mente aberta e sem preconceitos
  • que criam novas amizades por onde passam
  • que dizem sim a novas experiências
  • que viajam com curiosidade pelo desconhecido
  • e com desejo de partilhar

Para além disso tiveram em conta a qualidade da escrita (“os teus artigos devem ser interessantes, informativos, e o teu estilo coerente e próprio”) e o design (“o teu blog deve ser apelativo e tornar a navegação fácil e intuitiva; o aspecto deve estar alinhado com o conceito geral do blog”).

A organização já colocou na página do concurso os motivos por que me elegeram e, perante tais elogios, não sei como possa colocar em palavras este reconhecimento.

O projecto Uma Foto, Uma História é a perfeita representação das cinco formas de viajar da momondo. Viajar pode resumir-se a curtos momentos que nos marcam e nos mudam como pessoas. O Gabriel demonstra esses momentos com pequenas histórias que, aliadas a fotografias de grande poder comunicativo, contêm uma mensagem forte e que inspiram a viajar de forma diferente. Na sua grelha de fotos encontramos várias provas que o Gabriel viaja de mente aberta e sem preconceitos, com curiosidade pelo desconhecido; O Gabriel é o tipo de viajante que se mistura com as multidões e estabelece contacto com um sorriso; só assim conseguiria fotografar as pessoas e os os locais da forma que faz, com uma componente profundamente humana. Mais que templos, montanhas e rios, o projecto “Uma Foto, Uma História” mostra-nos pessoas, e as pessoas mostram-nos sorrisos que por sua vez nos aproximam do sujeito e nos fazem sorrir de volta. É dessa forma que o Gabriel quebra fronteiras e nos mostra como se abre o mundo através das viagens.

Quanto aos prémios, para além de um valor em viagens e de um teste de ADN para descobrir as minhas origens (ansioso!), irei também à sede da momondo, em Copenhaga, participar num workshop de marketing digital com a momondo, o facebook e a google. Conto trazer de lá importantes conhecimentos que me permitam fazer um “boost” ao blogue e criar mais e melhores conteúdos. Mais novidades em breve.

Vencedores do Bloggers’ Open World Awards 2017

Categoria Open World
Uma Foto, Uma História (escolha do júri)
Viagens à Solta (escolha do público)

Categoria Blog
Alma de Viajante (escolha do júri)
Viajar entre Viagens (escolha do público)

Categoria Fotografia
The World Backpacker (escolha do júri)
@judejumaria (escolha do público)

Categoria Vídeo
HumanEyes (escolha do júri)
La Vie en Rouge (escolha do público)

A cerimónia foi ontem (8 de julho), no Ministerium (Praça do Comércio), em Lisboa, e há que dar os parabéns à organização. Foi um festa em grande, com a divertida apresentação do Fernando Alvim e muita atenção ao detalhe. Ficam algumas fotografias da cerimónia.


Deixe um comentário